Cifra Club

Quem foi Erasmo Carlos, grande artista do rock brasileiro?

Quem foi Erasmo Carlos? Confira esta viagem pela trajetória de um nome gigante da música nacional.

Como forma de homenagem, decidimos falar sobre quem foi Erasmo Carlos e o grande legado que o artista deixou para nós. Afinal, trata-se de uma enorme referência da música brasileira!

Erasmo Carlos em sessão de fotos com os braços cruzados
Erasmo tem seu nome registrado na história da música brasileira para sempre (Foto: Divulgação)

Em resumo, é o modo que encontramos de demonstrar a nossa gratidão. Não só por tudo que ele foi, como também pelo que sempre será para as gerações futuras. Isso porque ele é uma das vozes pioneiras do rock brasileiro, além de um símbolo da Jovem Guarda.

A seguir, vamos contar um pouco mais dessa história!

Quem foi Erasmo Carlos?

A biografia de Erasmo Carlos é marcada por muitas parcerias e acontecimentos de todos os tipos. Nesse sentido, é inegável o enorme legado do artista.

Ao longo da sua carreira, que durou mais de 60 anos, ele lançou mais de 600 músicas, por exemplo. Isso sem falar na grande parceria com o rei Roberto Carlos.

Para contar a sua história, decidimos desmembrar a trajetória do cantor, compositor e multi-instrumentista ao longo das décadas. Vamos juntos?

Anos 50 e 60

Filho de mãe solteira, fã de Elvis Presley e nascido em 1941, Erasmo Carlos foi apresentado a um dos maiores nomes da música brasileira ainda na infância: Tim Maia.

Porém, a amizade com o cantor veio mesmo na adolescência, quando os dois mostraram o amor pelo rock. Um pouco depois disso, vem outra amizade que marcaria a sua história, com Roberto Carlos.

Juntos, os três decidiram montar a banda The Sputniks, em 1957. No entanto, a união durou pouco. Após uma apresentação solo de Roberto Carlos, Tim Maia não ficou muito feliz.

Os desentendimentos fizeram com que Roberto decidisse sair do conjunto musical. Logo após, o próprio Tim abandonou o grupo.

Além disso, Wellington Oliveira, um dos integrantes restantes, desistiu da carreira musical, sobrando somente o nosso Tremendão – apelido de Erasmo – e Arlênio Lívio.

Convidando outros amigos da Barra da Tijuca, eles formaram o The Boys of Rock, que mais tarde se tornaria The Snakes.

Foi também nos anos 60 que Erasmo Carlos compôs alguns de seus maiores sucessos, como:


Anos 70

Enquanto nos anos 60 Erasmo Carlos ficou conhecido pela Jovem Guarda, nos anos 70 as coisas começaram a mudar. Exemplo disso é o álbum Carlos, Erasmo, lançado em 1971 pela gravadora britânica Polydor.

O disco mistura soul com influências da cultura hippie e não foi muito bem aceito na época.

No entanto, um dos destaques dos anos 70 na carreira de Erasmo Carlos foi a canção Panorama Ecológico, faixa do LP Pelas Esquinas de Ipanema.

Anos 80

Para entender quem foi Erasmo Carlos, precisamos destacar os anos 80, época marcante em sua vida. Logo no início da década, ele decidiu gravar o projeto Erasmo Convida. O material é composto por 12 canções colaborativas com nomes importantíssimos da música brasileira:


Todos eles eram, de certa forma, amigos do cantor. Um fato curioso sobre a biografia de Erasmo Carlos é que ele já chegou, até mesmo, a dividir apartamento com Jorge Ben Jor.

Isso sem falar no apoio que recebeu de Roberto Carlos e Narinha – sua futura esposa – após uma crise no início da carreira.

Paralelamente, nos anos 80, ele lançou também outros sucessos, como Mulher (Sexo Frágil), Pega na Mentira e Feminino Coração de Deus. Ademais, as parcerias com seu grande amigo Roberto Carlos não paravam!

Anos 90

Os anos 90 foram um pouco tumultuados. Erasmo lançou dois discos (Homem de Rua e É Preciso Saber Viver), além de sempre participar dos anuais do amigo.

Em 1995, participou de uma homenagem de 30 anos da Jovem Guarda. É claro que um dos grandes nomes do movimento não poderia ficar de fora!

Anos 2000

Em 2001, depois de um tempo parado, Erasmo Carlos lançou Mais um na Multidão, dueto com Marisa Monte.

Alguns anos depois, em 2003, veio o disco Santa música. Uma das faixas, Tim, foi escrita em homenagem ao grande amigo, que havia falecido em 1998.

Outro acontecimento marcante dos anos 2000 foi o lançamento do Erasmo Convida, Volume II, que inclui parcerias com Lulu Santos, Chico Buarque, Simone, Milton Nascimento, entre outros grandes nomes.

Além disso, Erasmo lançou o álbum Rock ‘N’ Roll, em 2009.

Anos 2010

Em 2010, Erasmo criou um samba-enredo que, infelizmente, não foi aprovado. Entretanto, em 2013, veio Além do Horizonte, música escrita com Roberto Carlos. A canção foi um verdadeiro sucesso, ainda mais por ter sido trilha da novela de mesmo nome da Globo.

No ano seguinte, Erasmo Carlos foi vencedor do Grammy Latino pelo Melhor Álbum de Rock Brasileiro, com o disco Gigante Gentil. Foi um verdadeiro marco para a sua carreira!

O artista também ganhou um Grammy Latino cinco dias antes de falecer, pelo disco O Futuro Pertence À…Jovem Guarda, lançado em fevereiro de 2022. O projeto foi eleito o Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa.

Anos 2020

Talvez, agora, você já saiba quem foi Erasmo Carlos. Mas aí vem um fato marcante em 2020: artista de vários talentos, ele decide consagrar a sua carreira também como ator.

Nesse sentido, assinou um contrato com a Netflix para, ao lado de Larissa Manoela, gravar a comédia romântica Modo Avião.

Após já ter sido internado em 2022 em um quadro sério, no dia 22 de novembro, Erasmo nos deixou. É claro que esse nome lendário da música brasileira deixará saudades e um gostinho amargo em todos os fãs do rock nacional.

Que tal compartilhar a biografia de Erasmo Carlos nas suas redes sociais?

Ao longo do conteúdo, contamos um pouco mais sobre a história de Erasmo Carlos. Buscamos trazer um recorte que mostrasse a enorme perda que sofremos. Esperamos que tenha feito sentido para você!

Por fim, podemos te fazer um pedido? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! É a melhor forma de fazer com que um o legado deste grande artista siga vivo.

Foto de Ayllana Ferreira

Ayllana Ferreira

Jornalista apaixonada por conteúdo. Curiosa nata, geek e apaixonada por tudo o que envolve cultura. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK